05/07/2017
Motivação

4 Maneiras de superar desafios no trabalho

Se alcançar objetivos fosse fácil, todos fariam isso rapidamente e sem dificuldades. Mesmo que sua visão seja clara e você possa montar seu planejamento, sempre há obstáculos e desafios no caminho. A jornada de superar essas barreiras é o que torna a rotina no trabalho mais desafiadora e motivacional, fazendo com que as pessoas se sintam verdadeiramente realizadas quando, ao fim de cada etapa, conseguem conquistar a meta e o sucesso. O porém da questão é que muitas vezes nós mesmos somos a maior barreira para alcançar o sucesso e superar os desafios. Quantas vezes você pensou em fazer algo desafiador e depois desistiu imaginando que nunca iria conseguir? Superar esse limite e identificar o maior obstáculo é o primeiro passo para o sucesso.

Ao planejar uma meta, inclua as possíveis dificuldades e desafios que possam acontecer; quanto mais planejado, maiores as chances de sucesso e de evitar quaisquer obstáculos no caminho. As principais metas muitas vezes parecem irrealizáveis quando vistos de uma maneira ampla, para isso certifique-se de que tenha tempo para se comprometer com o planejamento, preparação e resultados. Superar desafios é difícil, mas maravilhosamente gratificante.

Para superar desafios um objetivo deve ser desafiador, mas realizável 

As dificuldades são algo que as empresas enfrentam, independentemente do segmento. Encontrar a solução para um problema é o primeiro passo a ser realizado. Mas para superar um desafio ou possíveis desafios é necessário que você, como líder, entenda o que aconteceu de errado. Transforme as dificuldades em sucesso e busque alternativas para aqueles obstáculos que precisem ser melhores trabalhados. Baseado na motivação, quanto mais você alcança o sucesso diante dos desafios, mais você motiva e engaja as pessoas a terem um pensamento inteligente em soluções difíceis. Abaixo destacamos 4 maneiras de utilizar a motivação para superar os desafios:

  1. Inteligência emocional – Inteligência emocional é uma habilidade primordial para superar os desafios juntamente com a motivação, que inclui o impulso pessoal para melhorar e alcançar as metas, tendo o compromisso e a iniciativa para resolver os problemas com otimismo e resiliência. Com a inteligência emocional vem o investimento de tempo, esforços e recursos para garantir que seja possível conquistar os resultados. O cérebro é fundamental para a entrega do sucesso.
  2.  Comprometimento com as metas – Identifique suas maiores fontes de inspiração e motivação; para se conquistar ótimos resultados é necessário que haja comprometimento. Após estabelecer as metas e objetivos, desenvolva o planejamento e coloque em prática, utilize diversas formas de motivação, crie alternativas criativas para evoluir e mudar à medida que consegue experiência para lidar com as dificuldades. Se comprometer com metas garante que o sucesso seja alcançável em um período determinado. Acrescente um prazo para criar uma incrível sensação de urgência, motivação e a ação.
  3.  Use o tempo a seu favor – Quanto mais difícil o obstáculo, mais tempo vai precisar para superar e a motivação pode se perder durante o processo. Defina um cronograma inicial com atividades objetivas e claras para que seja possível acompanhar o progresso e realizar o monitoramento dos resultados. Quando você cria metas com datas, consegue saber o impacto de pequenas vitórias. Tire um tempo para encontrar soluções motivacionais que agregam trazendo diversão e progresso na superação de desafios.
  4.  Planejar com antecedência – Quando você planeja como conquistar um objetivo, consegue identificar e encontrar soluções para a maioria das dificuldades. Utilize o tempo para prever e evitar a urgência de resolver um problema inesperado. Organização e planejamentos antecipados são a soluções mais facilmente encontradas. Existem vários benefícios ao se antecipar e planejar seus objetivos e metas, mas a principal é manter os processos e ganhar vantagem do tempo a seu favor.

Superar os desafios sempre é uma sensação gratificante 

Definir metas e objetivos é o primeiro passo. Alcançar é o segundo. E é neste segundo passo que a maioria das empresas derrapam; mas isso acontece não porque o objetivo está fora do alcance, mas sim devido a obstáculos e desafios inesperados. Quando essas situações acontecem, o cenário é de desânimo, fazendo com que as metas pareçam improváveis. No entanto tenha em mente que sempre há diversas maneiras para a superação de desafios, obtenha maior clareza para planejar e executar as estratégias.

Os desafios são o que tornam as metas mais motivadoras. A maneira que você lida com as dificuldades podem lhe auxiliar a avançar na conquista das metas e objetivos. Reavalie as dificuldades e utilize a motivação como uma alternativa simples e objetiva. Quanto mais você alcança o sucesso diante dos desafios, mais você motiva e treina as pessoas ao seu redor para ter pensamento rápido em soluções difíceis.