07/03/2018
Benefícios

7 soluções para enfrentar desafios no trabalho

O ambiente de trabalho possui desafios diários e assume constantemente desafios alheios de fornecedores, parceiros e até clientes. Esses obstáculos são responsáveis por guiar grandes empresas para o caminho do sucesso. Após superar um desafio por meio dessa jornada é possível descobrir conhecimento e experiência. Estimulante e muitas vezes animador, os desafios também podem gerar os mais diversos conflitos. Corriqueiros ou não, esses itens afetam profissionais de diferentes setores, o que pode impactar nos resultados produzidos pelas equipes e até mesmo na gestão da empresa. Como líder cabe a você identificar todas essas situações e contorná-las por meio de soluções práticas, utilizando de muita flexibilidade, empatia e motivação.

Para enfrentar esses obstáculos diários no ambiente de trabalho é preciso que inicialmente o líder encare de frente os problemas, construa uma cultura de confiança e comece um comportamento para aumentar o engajamento. Luiz Comazzetto, palestrante motivacional e um dos principais responsáveis pela reestruturação de grandes empresas, apresenta sete soluções simples para vencer os desafios.

Soluções simples e motivadoras

Uma maneira de manter as pessoas comprometidas e motivadas é por meio da mudança. Conheça abaixo as sete soluções que irão tornar os desafios diários mais simples:

1 – Empatia em primeiro lugar

Durante um desafio procure enxergar sob a perspectiva de quem lida com eles na “linha de frente”, tendo em mente que discussões e dificuldades possuem perspectivas diferentes para cada colaborador. A compreensão de cada uma delas sob o ponto de vista de quem o encara é crucial para a resolução de qualquer problema.

2 – Aprenda a observar

Como observador você aprende a avaliar diversas situações simultaneamente e pelos mais diferentes ângulos, o que expande sua gama de possibilidades para criar soluções diante de qualquer desafio que surja no ambiente de trabalho. Essa observação faz com que seja possível aprender rapidamente a lidar com qualquer problema.

3 – Trabalho em equipe

Com o trabalho em equipe descobrimos a potência de utilizar diversos perfis profissionais para encontrar uma solução durante um desafio. O trabalho em equipe aumenta a produtividade de todos os colaboradores, como também cria uma relação de confiança no grupo. Porém, como gestor, cabe a você pontuar e guiar cada um dos funcionários na direção certa, para que a produtividade não caia e o relacionamento entre as equipes não seja prejudicado.

4 – Autocontrole é essencial

O autocontrole permite que você lide com os desafios sem perder o foco, melhorando a produtividade e as relações interpessoais, aumentando a capacidade de alcançar bons resultados. Mantendo o seu emocional intacto é possível que você não seja afetado pelas emoções negativas dos desafios.

5 – Seja flexível

Por meio da flexibilidade é possível aceitar as mudanças e aproveitar para tirar o proveito de cada uma delas. Essa mudança pode ser alcançada com ações simples, como a aceitação de novas ideias e posturas.

6 – Entenda como e onde melhorar

Durante o dia a dia, feedbacks sobre as atividades, execução de projeto, desempenho individuais ou de equipe são extremamente importantes para superar as dificuldades. É importante repassar para os colaboradores como estão seus resultados, assim uma comunicação clara e objetiva permite uma conversa onde ideias construtivas possam surgir.

7 – Motivação

Motivar e envolver os colaboradores para alcançar um nível de desempenho melhor torna o trabalho eficiente, divertido e produtivo. Colaboradores felizes mantêm os clientes felizes; para isso, apresente na motivação uma razão para que as pessoas trabalhem com propósito, superando dificuldades e indo além das metas. Impulsione a motivação e o trabalho em equipe.

Líderes bem-sucedidos são mais otimistas do que a média; aprender com os desafios nos tornam envolvidos nos processos e causam grande impacto na satisfação dos colaboradores. Desafie os problemas e expanda os resultados.

Palestra motivacional para desafios

Incentive seus funcionários a continuar aprendendo e desenvolvendo novas habilidades por meio de palestras motivacionais que orientam, valorizam e comprometam. Utilizando-se de muita motivação e histórias impactantes, Luiz Comazzetto promove palestras altamente eficientes para todos aqueles que precisam enfrentar os desafios no trabalho da melhor forma possível, ajudando-os a extrair o máximo de experiência e sabedoria de cada um deles. Quer aumentar a satisfação de seus colaboradores? Experimente as palestras motivacionais de Luiz Comazzetto e conquiste uma equipe feliz, motivada e que impulsione o crescimento da sua empresa.