09/08/2017
Motivação

Como motivar minha equipe?

A maioria das empresas passa por dificuldades de crescimento, sucesso e pequenas crises. Eventualmente isso pode gerar um leve desconforto entre os funcionários, causando uma onda de desmotivação e insatisfação que cria uma percepção errada do cenário atual da empresa. Em alguns casos os funcionários perdem a capacidade de conquistar novos objetivos e enxergam apenas a dificuldade, não conseguindo se inspirar para buscar novas alternativas. Se estes colaboradores continuam infelizes ou desmotivados essa infelicidade pode se espalhar para outras pessoas; é importante lembrar que, em um ambiente de trabalho, a atitude negativa ou positiva influencia no clima da empresa.

No momento que esse clima é constatado é necessário que o gestor ou líder esteja preparado para compreender a insatisfação das pessoas e providenciar uma mudança de atitudes. As pessoas são um dos principais ativos da empresa na obtenção dos resultados e é fundamental que estejam executando as atividades de maneira a buscar grandes resultados. As mudanças no começo causam medo, mas são inspiradoras pois oferecem uma nova direção.

Neste contexto, o palestrante motivacional pode ajudar as pessoas a recuperar a motivação necessária e auxiliar o líder na criação uma nova visão.

Motive para conquistar novas oportunidades 

Você pode ser a pessoa mais inspiradora do mundo, mas se os colaboradores estiverem desmotivados, nada do que fizer vai resultar em motivação. Como líder existe uma grande sobrecarga de atividades e processos para serem resolvidos durante o dia a dia, por conta disso a motivação muitas vezes é deixada em segundo plano. Sabendo que é a função do líder motivar, a contratação de um palestrante motivacional auxilia e fornece um novo tipo de abordagem para incentivar. Manter sua equipe motivada é um desafio, porém, é uma tarefa que em alguns casos você não conseguirá realizar. Portanto é essencial que antes de qualquer incentivo externo você, como gestor, descubra o que a sua equipe precisa. Para isso identifique falhas e pontue todos os tipos de comportamentos negativos; assim, quando oferecer um novo estímulo, você já saberá quais os pontos mais críticos.

O crescimento e sucesso da empresa depende da ação do gestor em entregar oportunidades de fazer com que os colaboradores aprendam novas habilidades e experiências, se possível com um expert de mercado. A contratação de um palestrante motivacional é uma das maneiras que mais geram resultados positivos. Você também pode seguir alguns passos simples para impulsionar a sua equipe. Abaixo compartilho algumas dicas básicas.

  • Em tempos difíceis, reconheça os esforços;
  • Descubra o que é importante para seus colaboradores;
  • Comunique a importância do trabalho de todos;
  • Tenha reuniões motivacionais com a equipe;
  • Dê um pouco de autonomia;
  • Crie oportunidades.

Sobre a última dica “criar oportunidades”, o interessante é oferecer um conjunto de habilidades que faça com que os colaboradores desenvolvam atitudes poderosas. O comportamento positivo e a responsabilidade na conquista de resultados estimulam a resolução de problemas com ideias fora da caixa; até mesmo a rotina pode ser encarada com mais disposição quando estamos de bom humor. Esse sentimento quando é compartilhado faz com que a equipe esteja integrada e com a mentalidade de que é preciso fazer o que for necessário para alcançar metas.

Na motivação, o envolvimento da equipe é bem-vindo! 

As pessoas gostam quando são envolvidas nos processos da empresa. Compartilhar resultados faz com que a confiança seja retomada. Muito mais do que um comunicado ou reunião, o processo de motivação deve ser realizado de uma maneira inspiradora. Luiz Comazzetto é um palestrante motivacional conhecido por suas histórias na superação de diversos desafios, tanto na vida profissional quanto pessoal. Com grande capacidade de liderança, boa dose de carisma e experiência de mercado, Comazzetto é a escolha adequada para sua empresa.

Permita que Comazzetto conduza os colaboradores pelos exemplos de sua experiência e oriente na conquista de grandes resultados. É muito bem-vindo quando o gestor concede a oportunidade da equipe em aprender novas habilidades e expandir o conhecimento.