06/09/2017
Motivação

Fuja da crise com uma equipe motivada

Os melhores líderes transformam um período de crise em oportunidades de melhoria. Todas as empresas passam por ciclos difíceis; o otimismo e a motivação são necessários para superar os desafios. Líderes transformacionais são importantes para ajudar os colaboradores a permanecerem positivos durante uma crise, eles conseguem ajudar as pessoas a experimentarem emoções otimistas, o que é a chave para manter todos mentalmente fortes e motivados. Quando os tempos são difíceis, é tentador para os gestores pressionarem mais os colaboradores em busca de resultados. No entanto este é o momento que o envolvimento das pessoas é mais crítico, pois estão desmotivados e com medo. Altos níveis de incerteza, urgência nos prazos e desmotivação são alguns fatores que podem afetar a equipe durante uma crise, a tensão pode deixar a produtividade limitada.

Embora algumas empresas possam emergir de uma crise mais forte que antes, outras se desmoronam sob pressão; para isso a capacitação dos colaboradores e uma visão compartilhada do líder é importante. O desenvolvimento das pessoas precisa ser uma transformação contínua com cursos, treinamentos in company e palestras motivacionais que irão motivar a equipe a aprender e desenvolver uma identidade comum que cria foco e energia para superar dificuldades. Quanto mais os colaboradores forem resilientes, mais provável é que uma empresa consiga passar pela crise. Com uma equipe resiliente, mais resiliente se tornará sua empresa.

Liderança motivacional em períodos de crise

A melhor maneira de resolver problemas diante de uma crise é compreender o cenário em que a empresa e os colaboradores estão. Para algumas pessoas é complicado administrar o negócio e gerenciar a motivação para os colaboradores. Quando se trata de inspirar é necessário ter capacidade de influenciar a contribuição das pessoas e incentivar o otimismo diante das dificuldades. A escolha de um palestrante motivacional fornece suporte e contribui para a superação dos desafios.

Existem itens simples que os gestores podem fazer para os colaboradores permanecerem motivados e produtivos ao longo de uma crise:

  • Escutar as pessoas: Quando os colaboradores são convidados a fazer comentários e expor suas ideias, eles se tornam mais motivados e engajados a solucionar o problema. Envolver as pessoas no desenvolvimento de soluções aumenta a capacidade de fornecer soluções potenciais, capacitando sua equipe a se tornar mais forte e unida;

 

  • Seja um líder mentalmente forte: A crise é um dos piores cenários que uma empresa pode experimentar: ela canaliza a motivação e o comprometimento pelos resultados. Seja um líder forte e aprenda com as dificuldades a progredir de forma renovada. Trate cada problema, por menor que seja, como uma oportunidade de prática para capacitar sua equipe por meio da crise;

 

  • Tenha foco: A principal e mais importante técnica, para garantir efetividade durante períodos de crise e dificuldades. Isso vale para a equipe e principalmente para os líderes;

 

  • Prepare sua equipe: Crises e obstáculos sempre vão aparecer, mas a chave para superar será maior para a empresa que possuir uma equipe engajada, envolvida e motivada. Em diversos casos levar um palestrante motivacional para inspirar as pessoas com histórias reais é uma opção prática de compartilhar o otimismo e motivação.

Uma comunicação altamente eficaz, foco e qualificação da equipe são vitais para o desenvolvimento de uma equipe engajada. Reconhecer sua equipe é um elemento vital em uma boa liderança, esse tipo de comportamento aumenta em tempos difíceis.

Empoderamento baseado na confiança

A formação de grupos para resolução de problemas ajuda a dinamizar e motivar as pessoas, oferecendo uma oportunidade para reconhecer a contribuição de todos. Os colaboradores vão se sentir mais engajados em relação à situação se tiverem a sensação de que podem fazer algo a respeito. Os grupos de resolução de problemas podem ser encarregados de gerar novas ideias sobre como desenvolver negócios existentes ou explorar novos caminhos. Se os colaboradores acreditam que suas recomendações estão sendo levadas a sério, isso fortalece a relação entre a equipe. Mesmo nos momentos mais difíceis, se as pessoas estão engajadas e motivadas, existe o comprometimento em superar os desafios da crise.

O gestor de uma empresa desempenha um papel fundamental na maneira em que conduz sua equipe durante uma crise. Ao envolver os colaboradores na resolução de problemas ou no desenvolvimento de novas oportunidades, o líder reconhece abertamente a contribuição de todos e terá um local de trabalho revigorante, progressivo e inclusivo que é mais provável de sobreviver à crise. A comunicação sincera proporciona um comportamento de união, é importante espalhar a ideia de que “essa fase é difícil, mas estamos juntos”.

Desistir não é opção – Uma lição de resiliência e superação

A melhor resposta para a crise é a resiliência. As palestras de Luiz Comazzetto são indicadas para empresas que buscam a superação dos obstáculos e inspiração diária em suas atividades. Engaje sua equipe com um dos melhores executivos do país. Em uma das suas histórias de sucesso, Comazzetto enfrentou um dos maiores desafios da sua carreira. Tornou-se CEO da Officer para liderar o processo de reestruturação da companhia, que estava em recuperação judicial. Líder carismático, conseguiu resgatar a confiança na empresa, fortalecer o espírito de equipe e reconquistar a credibilidade do mercado. Quando você encara desafios com bom humor e energia, coisas positivas acontecem. Descubra na palestra de Comazzetto como obter êxito num momento que você não vê saída.