04/10/2017
Motivação

6 Passos simples para motivar sua equipe de vendas

Dentro ou fora da empresa, o departamento de vendas é o coração de qualquer organização. Desempenha um papel fundamental de vender os produtos ou serviços, garantindo o sucesso e alcance dos objetivos da companhia. Então por que a área de vendas em alguns negócios é pouco valorizada?

Como líder você deve utilizar a habilidade de inspirar sua equipe para fazê-la ser mais eficiente no seu dia a dia. Mas fique atento para incentivar da maneira mais adequada o seu time. Para não acabar tendo o resultado contrário ao esperado, muitas organizações contratam palestrantes que tenham experiência corporativa e saibam motivar os colaboradores corretamente para extrair todo o seu potencial. Veja como você pode conquistar a equipe de vendas que você sempre sonhou na sua empresa.

1- Impulsione os talentos pessoais

Promover um clima positivo e justo no ambiente de trabalho pode ajudar o vendedor a melhorar seus talentos que ajudarão a organização a crescer. As habilidades podem ser as mais variadas: técnicas de persuasão, domínio de informática, conhecimento técnico dos produtos ou serviço. O que ajudar nas vendas, você precisa incentivar. Quando o indivíduo deseja melhorar e está motivada para fazer isso, ele com certeza irá aprimorar automaticamente suas próprias habilidades.

2- Incentive do jeito certo

Bons produtos não se vendem sozinhos; é preciso motivar sua força de vendas investindo em incentivos que gerem recompensas físicas e emocionais. A partir do momento que a sua equipe aceita as metas que devem ser alcançadas, sua empresa conseguirá obter melhores resultados. Quanto maior a receita de vendas, maior é também a capacidade econômica da empresa de investir em melhores produtos ou serviços, o que pode ser o caminho para atingir os objetivos e até mesmo ultrapassá-los.

3- Mostre seu papel dentro da companhia

Um motivo para que o pessoal de vendas esteja desmotivado é que eles não sabem se estão no emprego certo. Você pode ajudar conversando com seus vendedores sobre sua importância no sucesso da organização: o resultado será uma motivação maior da equipe de vendas. Quando as pessoas percebem que estão fazendo a diferença, se empenham ainda mais em suas funções. Isso ajuda a empresa a prosperar.

4- Mantenha o ânimo lá em cima

Vendedores são colaboradores que podem se desmotivar muito facilmente, mais que qualquer outro funcionário da sua organização. Por isso você deve manter a motivação no nível máximo para que a equipe em relação às metas que devem alcançar. Funcionários motivados vendem mais e podem obter resultados além do esperado.

5- Torne-os invencíveis

Não é tarefa fácil conhecer todos os dias novos clientes e convencer pessoas que você nunca conheceu antes. Pode acontecer do medo da rejeição congelar a força de vontade dos vendedores; eles podem desistir completamente de realizar qualquer venda. Uma motivação simples pode ser o suficiente para transformá-los em gladiadores corajosos, prontos para enfrentar seus medos e conquistar grandes resultados. Eles só precisam acreditar em si.

6- Entregue benefícios reais

A exigência sempre será maior para o pessoal de vendas, colocando-os em uma posição de forte pressão interna e externa. Ao fornecer recompensas monetárias você motiva o vendedor a alcançar mais clientes, principalmente quando o caminho até o objetivo é tortuoso. Ao utilizar esse tipo de benefício você consegue promover a satisfação tanto do colaborador como do cliente, oferecendo uma vantagem dupla para a sua empresa.

Quer mais dicas de como impulsionar a sua equipe de vendas?

As palestras de Luiz Comazzetto vão ajudar você a engajar seus vendedores com um dos melhores executivos do país. Comazzetto é um palestrante motivacional conhecido por suas histórias na superação de diversos desafios, tanto na vida profissional quanto pessoal. Com grande capacidade de liderança, boa dose de carisma e experiência de mercado, Comazzetto é a escolha adequada para sua empresa. Permita que ele conduza os colaboradores pelas histórias de sua experiência e oriente na conquista de grandes resultados.