25/10/2017
Motivação

Como motivar uma equipe durante a reestruturação da empresa

Momentos de reestruturação nunca são fáceis. Enquanto a liderança tenta reorganizar o financeiro e os processos da empresa, os colaboradores remanescentes estão inseguros com o futuro da companhia e, consequentemente, o seu também. Além disso, com um quadro de funcionários reduzido, aqueles que ficaram terão que desempenhar seu trabalho com ainda mais eficiência, até mesmo herdando as funções de quem deixou a companhia, o que provoca uma situação conflituosa entre motivação e responsabilidade.

Como líder, sua postura deverá ser menos autoritária e mais paternalista, mostrando-se sempre solícito a resolver possíveis questionamentos dos colaboradores. Recriar um bom ambiente de trabalho é a chave para eles voltarem a ter confiança na empresa e em si mesmos. Treinamentos com palestrantes motivacionais se mostram ótimas ferramentas para envolvê-los, motivá-los e mantê-los focados nos objetivos prioritários. Eles se sentirão mais valorizados e o conhecimento prático que vão absorver os ajudarão a trabalhar com mais produtividade. Com isso, o impacto da reestruturação pode ser suavizado, permitindo que a empresa volte a crescer gradualmente.

Em momentos de preocupação, comunicação é imperativo

Na fase de reestruturação é imprescindível você não deixar o mal-estar afetar a performance da empresa. Faça com que os funcionários entendam que a reestruturação é temporária e somente unidos poderão reverter esse quadro. Conversar abertamente e deixar que exponham suas ideias e preocupações são uma saída para ajudá-los a enfrentar esse quadro. Ao fazer isso, você mostra que valoriza as suas opiniões, podendo ainda encontrar uma solução criativa por meio de sugestões dadas pelos próprios colaboradores.

Mas isso só é possível se você for o mais transparente possível sobre os desafios que a organização está enfrentando. Ao abrir o jogo sobre os reais problemas que devem ser encarados de frente, os colaboradores vão agir com empatia e realmente se sentir parte das decisões — e dos resultados. A colaboração de pessoas verdadeiramente engajadas é uma das grandes forças que você pode contar para recolocar sua empresa nos trilhos, especialmente aquelas na linha de frente que vivem diariamente os desafios da organização e sabem formas de contornar os problemas diários.

Seja o líder que eles precisam

Você, como gestor, é o porta-voz de tudo o que acontece com a empresa durante a turbulenta fase de reestruturação. Inseguros, seus colaboradores precisam de um líder confiável e transparente, que possua comprometimento não apenas com os resultados da companhia, mas com seus interesses e bem-estar. Mesmo com a possibilidade de ocorrer cortes de funcionários, sua obrigação é prepará-los, por meio de incentivos e treinamentos, a enfrentar qualquer desafio — por maior que seja. Profissionais que passam por momentos difíceis terão grandes chances de lidar melhor com situações de stress que o mundo dos negócios impõe. A reestruturação é uma ótima oportunidade para você identificar e reter funcionários sem medo de crise na sua empresa.

Ao propor desafios para seus colaboradores, você consegue mantê-los focados nas tarefas e afastá-los de pensamentos inoportunos. Enquanto vão desenvolvendo suas habilidades, retomam pouco a pouco a rotina de trabalho, facilitando a fase que enfrentam. Os desafios vão amadurecer seus colaboradores, aprimorar suas capacidades e fazê-los encontrar novas e criativas formas de solucionar problemas tanto corporativos como pessoais.

 

Conte com um palestrante inspirador que viveu uma reestruturação

“O que aprendi reestruturando uma empresa”  é o tema da palestra de Luiz Comazzetto, ex-CEO da Officer que chegou na então principal distribuidora de hardware e software do Brasil para alterar processos, redesenhar áreas, rever contratos, substituir funcionários e realizar a implantação de métricas. Comazzetto entrou como Vice-Presidente de Vendas, tornou-se CEO da Officer durante o seu pedido de Recuperação Judicial e liderou com êxito a sua reestruturação. Você, sua liderança e seus funcionários podem se beneficiar e muito com alguém que conseguiu restabelecer a confiança da equipe e do mercado no período mais difícil da sua história.

Ofereça aos seus executivos o aprendizado de quem tirou uma organização da crise. Conheça mais sobre as palestras de Luiz Comazzetto.