01/11/2017
Motivação

Como gerenciar e motivar sua equipe

Existem inúmeras maneiras de gerenciar e motivar sua equipe para fazê-la trabalhar com mais produtividade e colaboração. Antes de escolher a mais adequada é preciso levar em consideração alguns pontos, como a sua conduta de liderança, o ambiente de trabalho, o momento da empresa e o perfil de seus colaboradores. Todas essas variáveis influenciam no resultado final. Aqui vamos dar algumas dicas para você aplicá-las no dia a dia e analisar qual delas entrega mais resultado para o seu time e a sua empresa.

Como cada membro da sua equipe é único, se faz necessário avaliar que tipo de motivação melhor performa individualmente. Alguns colaboradores são melhores incentivados com fatores externos, como premiação, bônus ou um aumento; já outros são mais favoráveis à motivação interna, como a vontade de trabalhar em alto nível ou ter sucesso ao encarar grandes desafios. O mais importante é encontrar o equilíbrio entre os dois tipos de motivação que vá atender as necessidades de todos os seus colaboradores.

Para incentivar seu time, muitas empresas contam com profissionais dedicados a engajar. Um palestrante motivacional pode auxiliar você nessa missão de extrair o melhor de cada funcionário. Confira algumas dicas para você que deseja alavancar a performance dos membros da sua empresa.

Mantenha um canal aberto com seu time

Transparência deve estar sempre em primeiro lugar para todos os gestores. Comunicar de forma clara e simples sobre os projetos da casa, objetivos para o futuro da empresa, metas e outras notícias que impactem diretamente na rotina dos funcionários é uma obrigação diária. Quando você oferece um feedback de um trabalho bem feito, seu colaborador se sente valorizado e desimpedido de levar até você novas sugestões e melhorias. Ao mostrar-se acessível, sua imagem como líder vai melhorar e seu time poderá desempenhar sua função muito mais motivado.

Seja o chefe que você sempre quis ter

Todos nós temos objetivos pessoais e profissionais. Você como líder tem a missão de ajudar cada um dos seus colaboradores a crescer. Ao oferecer a oportunidade de alcançar mais, sem dúvida eles irão trabalhar com mais afinco sabendo que seus esforços serão recompensados. Acredite em cada membro do seu time. Capacite-os. Mostre que você confia no talento de cada um deles, encoraje-os a acreditar em si, pois juntos podem alcançar muito mais. Dessa forma eles estarão prontos para retribuir o apoio executando suas funções da forma mais produtiva possível.

Mostre que você também é de carne e osso

A relação entre chefe e empregado pode ser desafiador em muitos dos casos. Demonstrar que você é igual aos seus colaboradores vai abrir portas para que eles se sintam confortáveis em buscar sua orientação para problemas pontuais ou até mesmo para uma conversa de nível pessoal. Para isso, sempre que você precisar de um auxílio, peça ajuda a um membro da sua equipe. Cometeu uma falha? Admita que errou. Pequenos detalhes como esses parecem não fazer diferença, mas com certeza não irão passar despercebidos aos olhos de seus funcionários.

Ofereça um palestrante motivacional

Para manter seu time entusiasmado e inspirado, um profissional com experiência em grandes multinacionais como Ambev e Microsoft pode ajudá-lo nessa necessidade. Luiz Comazzetto formou diversas equipes de alto desempenho e pode ajudar você a motivar a sua. Eloquente e líder carismático, vai compartilhar suas histórias de superação, resiliência e disciplina com aqueles que precisam de um gás extra. Suas palestras abordam o trabalho em conjunto, superação de metas e a formação de times de alta performance. Os membros de sua equipe podem se beneficiar com um palestrante que entenda bem o que eles estão passando e saiba a melhor forma de incentivá-los a alcançar os melhores resultados.