08/11/2017
Comercial

Como motivar uma equipe de cobrança

O departamento de cobrança é um dos mais vitais dentro de uma organização, principalmente em momentos de instabilidade financeira. O fluxo de caixa é fundamental para garantir a sustentabilidade de qualquer empresa, já que por meio dele se controla a saída e a entrada do dinheiro. Uma área de cobrança eficiente vai ajudar a sua companhia a captar fundos e manter o fluxo monetário em equilíbrio. Mais do que isso, um time motivado pode ajudar a resgatar os consumidores inadimplentes e fazê-los voltar a comprar outros produtos e serviços.

Mas como manter os colaboradores entusiasmados em uma área de grande pressão para o atingimento das metas? Certos incentivos podem ajudar você a alavancar a moral da sua equipe. Grandes companhias utilizam diferentes formas de recompensas para garantir uma alta produtividade e a lealdade do time. Os melhores resultados são alcançados quando se alcança uma equação balanceada entre três pilares: objetivo individual, objetivo coletivo e objetivo do negócio. Você ainda pode criar novos formas de incentivo de acordo com o perfil dos funcionários para engajar ainda mais seus colaboradores.

Uma maneira de elevar a moral dos membros é por meio de um palestrante motivacional. Dê preferência a alguém que tenha experiência em vendas, que já tenha liderado equipes altamente eficientes em multinacionais e que inspire por meio de histórias de superação, resiliência e disciplina. A seguir você confere algumas formas de motivar a sua equipe de cobrança.

Dinheiro como sistema de premiação

Todos nós apreciamos ser recompensados pelo nosso esforço. Ainda mais quando a recompensa vem em forma monetária. Dinheiro é um prêmio que nunca sai de moda e todo mundo gosta, mas é preciso saber trabalhar com coerência para não virar um estímulo que os funcionários fiquem acostumados a receber e não se sintam mais motivados. Crie incentivos semestrais e até semanais tanto para os membros como para a equipe de cobrança utilizando métricas que mais considerar adequado, como metas de caixa, coletagem e qualidade do serviço. Se não quiser oferecer dinheiro, uma outra opção são os cartões-presentes onde o premiado é quem escolhe o que quer comprar.

Lidere sua equipe pelo exemplo

A forma como seu time de cobrança ou crédito enxerga você está intimamente ligado com a sua forma de liderar. A transparência é um dos requisitos que muitos colaboradores sentem falta em seus gestores, por isso você deve tratar todos de forma igualitária, sem favoritismo ou estrelismo. Um chefe justo levanta a moral de uma equipe como você nem imagina. O respeito e a confiança são fundamentais para você começar a desenvolver um time de cobrança de alta performance. Mostre que você é um deles, que quando erra assume, oferecendo sempre feedback dos trabalhos realizados. Eles se sentirão donos do negócio, realizando suas funções de forma produtiva, ajudando a empresa a alcançar seus objetivos empresariais.

Crie seus próprios incentivos

Como gestor, ninguém melhor que você para saber as características da sua equipe de cobrança. Se o dinheiro está curto, existem outras maneiras alternativas para você impulsionar a produtividade na sua empresa. Seus funcionários podem ver valor em premiações como uma folga, uma emenda de feriado, trabalhar home office e até poder levar seu animal de estimação toda sexta-feira. São muitas as formas que você pode inovar na hora de incentivar. O importante é que as ações satisfaçam verdadeiramente seus colaboradores, por isso não deixe de perguntar seus hobbys, vontades e sonhos. Além de utilizar essas informações para personalizar seus incentivos, você tem a oportunidade de conhecer melhor os membros da sua equipe.

Conte com um ótimo palestrante motivacional

O incentivo certo que vai fazer seu time de cobrança decolar pode vir de um excelente palestrante que saiba como motivar por meio de sua experiência no mundo corporativo. Luiz Comazzetto conseguiu elevar a moral dos colaboradores da Officer em momento delicadíssimo quando a organização passava por uma recuperação judicial. Imagine o que ele pode fazer pela sua empresa. Conheça as palestras de Comazzetto que farão sua equipe colaborar como nunca.