22/11/2017
Motivação

Como liderar em momentos difíceis

Situações difíceis em que estamos sob forte pressão podem nos fazem agir de modo incomum. Nas empresas as pessoas estão estressadas, com medo, podendo tomar atitudes ou dizer algo que vá prejudicar ainda mais o já conturbado ambiente de trabalho. Mais do que nunca eles vão precisar da figura de um líder para fazê-los acreditar que isso é só uma fase e a tempestade vai passar. Você como gestor tem a missão de mostrar que está no comando com um bom plano para tirar a empresa da crise.

Mas temos que lembrar que uma organização é feita de pessoas. E se elas não estiverem motivadas, descrentes que você poderá reverter o quadro, sua empresa poderá ir de uma situação complicada para o fechamento das portas. Para garantir o futuro da companhia você terá que trazer todo o seu time para o seu lado. Momentos difíceis exigem não apenas mais atenção à gestão do seu negócio, mas também à gestão de pessoas. Afinal, são elas o grande motor que faz a sua empresa andar.

Em tempos como esse, é prática comum entre as companhias contratar um palestrante com experiência em motivar equipes em momentos de crise. A história de superação de quem já passou por reestruturações corporativas vai oferecer aos seus colaboradores uma nova perspectiva da situação, dando dicas e conselhos valiosos que poderão ser aplicados facilmente no dia a dia. Veja agora outras formas de você liderar seu time nas condições mais adversas.

Comunique-se bem. Comunique-se sempre.

Abrir o jogo sobre a situação que se encontra a empresa por meio de uma conversa franca e transparente é a melhor decisão a tomar. Afinal, a vida dos funcionários e de sua família dependem do emprego. Reúna seu time e conte o que aconteceu, quais as escolhas feitas, o plano para o futuro e o papel de cada um para que isso se torne realidade. Ouça o que eles têm a dizer, entenda seus pontos e reconheça seus esforços. Mostre que você acredita 100% no plano, tem força e fará de tudo para reerguer a empresa. Só assim vão confiar que a mudança é possível, trabalhando não para evitar o fracasso, mas para buscar o sucesso nos negócios.

Abrace a mudança

A única coisa constante hoje em dia é a mudança. A tecnologia proporcionou um volume de informações jamais visto, com inovações acontecendo a cada instante. A mudança sempre estará presente na vida de seus funcionários. Você pode utilizar o momento difícil como uma ótima oportunidade para prepará-los a enfrentar os desafios que a transformação traz no mundo dos negócios. Incentive-os a alterar pequenas coisas em seu cotidiano para irem se acostumando a conviver com as constantes modificações. Uma atitude que você pode oferecer hoje mesmo aos seus colaboradores que certamente deixará um legado benéfico para toda uma vida.

Mantenha-os inspirados com um palestrante

Em momentos quando não vê saída em uma situação difícil, o melhor a fazer é pedir auxílio. Um palestrante motivacional como Luiz Comazzetto pode ajudá-lo a restaurar a confiança e impulsionar uma mudança positiva em relação a atitude dos colaboradores. Especialista em construir equipes de alta performance em multinacionais como Ambev e Nike, Comazzetto já passou por uma Recuperação Judicial enquanto era CEO da Officer. Em meio a um clima organizacional turbulento ele liderou a reestruturação da empresa criando e negociando o plano de retomada, ajudando a aprovar o plano junto aos credores e retomando as vendas e a confiança dos funcionários e do mercado. Luiz Comazzetto utiliza ferramentas lúdicas e casos de sucesso em suas palestras, valendo-se de personagens como Tropa de Elite, Gladiador, Coração Valente, Rocky Balboa etc. Conheça mais sobre as suas palestras motivacionais.